COMO DEVEMOS MASTIGAR

16 MAI 2018 / POR FGA. JÚLIA H. CATTO

Você Sabe Mastigar?

Este vídeo nos mostra como a nossa boca, dentes e língua funcionam quando mastigamos os alimentos.
A língua faz uma rotação, jogando os alimento para cima dos dentes que trituram e pulverizam os alimentos, deixando-os prontos para serem engolidos. 
As bochechas também tem o papel de jogar os alimentos para cima dos dentes na mastigação.
As articulações da mandíbula (ATMs = articulações temporomandibulares) permitem que haja movimentos de rotação, translação e lateralizarão durante a mastigação, também para facilitar o preparo do alimento para o estômago poder digerir.
A nossa saliva contém enzimas que iniciam a digestão dos amidos (presentes em grãos, pão, açúcares) na própria boa, antes do estômago.
Ao engolir, a língua faz um movimento de alavanca, jogando o alimento já praticamente líquido para o estômago. Esse movimento faz a laringe mover-se para frente e para cima, protegendo os pulmões dos alimentos, evitando engasgos e queda de alimento no local errado provocando pneumonia aspirativa.
Para comer devemos usar sempre os dentes da frente para cortar os alimentos que mordemos e os últimos para mastigar. Alternar os lados durante a mastigação para termos uma face equilibrada e o mais simétrica possível.
Caso haja mordida aberta anterior ou lateral, falta de dentes na boca ou mesmo implantes dentários, lentes de contato aumentando o tamanho dos dentes ou aparelhos fixos na boca, com certeza as funções de mastigação e deglutição estarão prejudicadas, prejudicando a vida da pessoa a curto, médio e longo prazo.
A mastigação e deglutição alteradas podem causar: 
**Dores: Na face e cabeça, bruxismo ou apartamento dentário, dor no pescoço, ombros e costas; 
**Distúrbios: Das ATMs (=DTM), crescimento facial alterado, demora para trocar os dentes na infância e bruxismo infantil; 
**Problemas: De má digestão, refluxo, gastrite, dor de estômago; 
**Fraqueza dos músculos: Da boca e da face, papada maior que o normal (por fraqueza da língua), alteração da postura dos dentes na boca; 
**Assimetria facial: Uma sobrancelha mais baixa do que a outra, cantos da boca diferentes, pálpebras dos olhos superior ou inferior desiguais; 
**E SEMPRE, RUGAS: Na face toda (bigode chinês, ruga do ventriloco abaixo da boca, rugas labiais, abaixo dos olhos, etc).
PORTANTO, CONCLUINDO: SE VOCÊ ACHOU DEPOIS DESSAS INFORMAÇÕES QUE PRECISA MELHORAR SUA MASTIGAÇÃO, PROCURE UM FONOAUDIÓLOGO. ELE É O PROFISSIONAL QUEM TRATA ESSAS FUNÇÕES.
NÃO SOFRA À TOA, NÃO ESPERE FICAR COM RUGAS PARA SE TRATAR.
A Fonolegal faz este serviço e pode te ajudar já. 
Agende uma Avaliação conosco!

Você tem dúvidas?
A Fonolegal pode te ajudar. Agende uma avaliação conosco!