Sobre

Confira abaixo o projeto e história da Fonolegal

O projeto Fonolegal quer oferecer material informativo e prático à população para ajudar o treino diário fonoaudiológico e explicar onde podemos atuar para melhorar a saúde em todas as idades.

A Missão da Fonolegal Fonoaudiologia é ajudar todos os pacientes que procurarem seus serviços a atingir os objetivos que buscam para a melhora da sua comunicação (externa, interna e funcionalmente) e da qualidade de vida.

Fonolegal
Por que usamos a flor de lótus? O que ela tem a ver com a Fonoaudiologia?

A Flor de Lótus possui diversos significados em diferentes culturas e religiões orientais, como na Índia, China, Grécia, Japão e antigo Egito.
Ela é considerada sagrada, sendo um dos símbolos mais antigos e profundos do nosso planeta. Simboliza a sabedoria, a perfeição, a paz, o sol, a energia, a prosperidade, a perseverança, a purificação, o amor, a fertilidade, o esclarecimento, o nascimento e o renascimento.
Segundo a mitologia grega, a Flor de Lótus representa as pessoas que querem esquecer o passado e recomeçar de maneira diferente independente das adversidades. Ela se abre e fecha todas as noites, podendo nascer tanto em águas lodosas e escuras, que representam as coisas que queremos modificar na nossa vida, como em águas cristalinas.
O Fonoaudiólogo é o profissional da Saúde que cuida da comunicação em todas as suas áreas (promoção da saúde, prevenção de doenças, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição) e formas de expressão.
Sempre que quisermos melhorar algo na nossa comunicação, seja externamente (na aparência fonoaudiologia com resultados estéticos, simetria facial), internamente (força e posição da língua, lábios, bochechas, raciocínio, memória, etc) ou funcionalmente (audição, mastigação, deglutição, respiração, voz e fala), é um(a) Fonoaudiólogo(a) que devemos procurar para nos avaliar e ajudar!

Quando alguém procura um Fonoaudiólogo, geralmente quer melhorar seu jeito de ser e sua performance (falar melhor, cantar melhor, aparentar um rosto mais jovem, respirar, mastigar e engolir melhor, etc…)
Ao iniciarmos uma Terapia Fonoaudiológica, o profissional irá criar novas formas de executar as funções que irão impactar positivamente na comunicação. Para que os novos hábitos aconteçam de maneira definitiva, é necessário o empenho diário do paciente nos treinos e novas condutas, realizando, geralmente, encontros semanais ou mesmo diários (dependendo da gravidade do probema) com o profissional que irá realizar a Fonoterapia até que os objetivos sejam alcançados.

A relação da Fonoaudiologia com a Flor de Lótus é exatamente esta!
Para mudarmos algo que não está bom em nossas vidas (água lodosa), é preciso realizar um esforço para praticar o treino diariamente, pensar no que queremos modificar conscientemente, manter os pensamentos positivos, desenvolver foco, vontade e persistência para criar uma nova forma de fazermos alguma coisa.
O segredo é seguir o exemplo da Flor de Lótus, que mesmo em meio ao lodo em que vive, não há nada que a impeça de florescer tão bela e formidável. Portanto, devemos deixar as dificuldades de lado e se preocupar em produzir algo puro e belo, assim como a Flor de Lótus faz diariamente.
Foi por este motivo que eu, Dra. Júlia H. Catto, me inspirei na Flor de Lótus para ser o meu símbolo, pois, para mim, ela representa vencer as dificuldades diárias que temos para melhorar nossa imagem, comunicação e qualidade de vida, com a perseverança de tentar novos aprendizados diariamente, alcançando a paz e o equilíbrio em nossas vidas com nossas novas conquistas.

Fonolegal Dra. Júlia H. Catto é Fonoaudióloga formada desde 2006 pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, com especialização em Linguagem desde 2007 pela mesma instituição.

Premiada no Congresso Brasileiro de Fonoaudiologia com Menção Honrosa por Estudo na área de Linguagem em 2007.

Histórico:
Aprimoramento em Fonoaudiologia Geral (linguagem, motricidade oral, audiologia, processamento auditivo, voz, reabilitação vestibular e paralisia facial) no Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo – IAMSPE em 2008.
Diretora e coordenadora do projeto Fonolegal desde 2010.
Grupos de estudo e pesquisas em Motricidade Orofacial e em Processamento Auditivo na Casa Fonoaudiálogo de 2011 a 2013.
Fonoaudióloga da Clínica Paromed desde 2012.
Fonoaudióloga do Instituto Rocha Brasil – IRB desde 2012.
Fonoaudióloga da Clínica Fonolegal Fonoaudiologia desde 2012.
Aperfeiçoamentos em Voz: Intensivoz, Intensivoz Plus e FIV – Formação Integrada em Voz – no Centro de Estudos da Voz – CEV, em 2012 e 2013.
Habilitada a aplicar Bandagem Terapeutica – Método Therapy Taping desde 2013.
Extensão na Clínica de Fonoaudiologia da Irmandade da Santa Casa de São Paulo, ambulatório de Ronco e Apnéia do Sono em 2015.
Aprimoramento em Eletroestimulação para Fonoaudiologia em 2015.
Aprimoramento em Fonoaudiologia & Estética – Método MZ em 2016.
Membro da Sociedade Brasileira de Laserterapia