O DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM: 0 - 6 MESES

23/11/2020
POR FGA. DANIELA CINQUETTI MARTINS - CRFa 2 - 15965

O desenvolvimento de linguagem é algo fascinante de se observar! Tem algum bebê por perto? Então preste atenção pois vamos falar aqui dos principais marcos do desenvolvimento dos 6 primeiros meses de vida!

Linguagem expressiva
Pode não parecer, mas um bebê entre 0 e 6 meses se comunica bastante, é pelo choro que ele transmite e expõem suas necessidades e a partir do primeiro mês passa a ganhar características de diferenciação conforme o estímulo, de fome e dor, por exemplo.
O contato de olho é um aspecto importante a ser observado e estimulado desde o inicio. Assim, no primeiro terço desse período, o bebê começa a sorrir de forma intencional (olhando para o interlocutor) como o início de uma resposta ao ambiente e as estimulações externas. Por volta dos 3 meses começam algumas vocalizações de vogais prolongadas e por volta de 5 meses inicia-se o balbucio simples (consoante-vogal).
A imitação é a maior ferramenta nesse período pois é por essa estratégia que o bebê realizará expressões faciais semelhantes ao do seu interlocutor.

Linguagem Receptiva
 No primeiro mês o bebê pode acordar ou se assustar com sons intensos e acalma-se com a voz da mãe ou do principal cuidador.
O bebê dessa idade deve reagir aos sons e ao seu próprio nome, tentando localizar de onde vem o som.
Conforme acontece seu desenvolvimento visual, o bebê observa tudo a sua volta: objetos, expressões, acontecimentos, etc...
Nessa idade, a maior diversão é a voz e as expressões humanas, a sua e a do outro.

Desenvolvimento sensório-motor
Não faz sentido falar do desenvolvimento de linguagem sem falar do desenvolvimento sensório motor. O desenvolvimento das habilidades motoras e sensoriais precedem e são base para a linguagem.
Conforme o desenvolvimento vai se dando, as habilidades de: seguir com os olhos um objeto, pega-lo, balança-lo, observar de faz barulho, analisar sua textura possibilitam que o conhecimento vai sendo armazenado e correlacionado, oferecendo conceitos importantes para a linguagem e sua relação com o meio.
Quanto ao desenvolvimento sensório-motor, até os 6 meses, o bebê deve iniciar a coordenação mão-boca e colocar o objeto na boca e sugar (por volta de 2-4 meses) antes dos 6 meses, em seguida, ele inicia a coordenação mão-visão.

Não esqueça de conferir no Instagram sinais de alerta e dicas para estimular seu bebê a cada fase do desenvolvimento
Ainda  tem duvidas sobre o desenvolvimento do seu filho ou gostaria de agendar uma avaliação?! Entre em contato com a gente, podemos te ajudar!


Bibliografia:
Trentini, J. Aprendendo a falar: do gugu-dadá ao mamãe me dá. São Paulo: Much Editora, 2018
Zorzi, JL; Hage, SRV. PROC ? Protocolo de Observação Comportamental. São José dos Campos: Pulso, 2004

Você tem dúvidas?
A Fonolegal pode te ajudar. Agende uma avaliação conosco!