O DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM: 1 A 2 ANOS

26/11/2020
POR FGA. DANIELA CINQUETTI MARTINS - CRFa 2 - 15965

Entre o primeiro e segundo aniversário acontece uma explosão de números de um neurônio chamado Neurônio espelho, responsável pela imitação. A criança que sempre gostou de imitar e utilizou essa ferramenta para aprender, agora usará ainda mais esse recurso. É por ele que o desenvolvimento de fala e linguagem ficará mais evidente e dinâmico.  
O grande marco, após os 18 meses, que a linguagem passa a referir sobre ações passadas ou falar de outra coisa que não esta presente no momento. Isso configura uma função representativa. Nessa idade, contudo, a representação é disparada a partir de objetos ou formulação de perguntas por parte do interlocutor da criança.

Linguagem expressiva
Na expressão, por volta dos 12 meses, a criança fala a primeira palavrinha. O número de palavras deve ir aumentando mês a mês até que por volta de 18 meses ela deve falar aproximadamente 30 palavras e próximo aos 2 anos deve falar pelo menos 50 palavras, sendo que em alguns estudos dizem cerca de 150 palavras no final desse período.
Devemos lembrar que os sons das palavras estão acontecendo simultaneamente, então não devemos esperar palavras ditas de forma correta e sim esperar palavras com redução de sílaba e do tipo: "mamá", "papá", "miau", ´pé", "upa". Lembrando sempre que o uso das onomatopeias é essencial ao desenvolvimento de linguagem e devem ser contadas com palavras nessa conta de vocabulário.
É esperado também que a criança tenha verdadeiros diálogos com a ajuda de um interlocutor, no começo é puro "bebenês" mas no final desse período, a fala vai se tornando mais inteligível e começa o uso de frases simples (substantivo e verbo).
No final desse período o bebê já deve ser capaz de fazer frases com 2 a 3 combinações de palavras


Linguagem receptiva

Compreende verbos que representam ações concretas (dá, acabou, quer), palavras simples e de maior ocorrência no cotidiano.
Reconhece os nomes dos membros da família e pessoas próximas do seu convívio.
Entende ordem simples quando acompanhadas com gestos "pega a bola ali!". E assim, em alguns meses consegue achar objetos a pedido do interlocutor.
Aos 18 meses tem o início do jogo simbólico com o uso convencional do objeto (coloca um telefone de brinquedo no ouvido, por exemplo)
Identifica objetos familiares através de nomeação e parte do corpo em si mesma. A compreensão se desenvolve até que próximo a dois anos a criança é capaz de prestar atenção e compreender estórias.


Desenvolvimento sensório-motor
A partir de 12 meses o desenvolvimento é bastante significativo e os bebês conseguem fazer uma série de ações motoras e sensoriais. Conseguem desde levantar um objeto para vê-lo em outra perspectiva, até virá-lo propositalmente para tirar o conteúdo (como virar um balde de água).
Explora os brinquedos de equilíbrio e a posição dos objetos no espaço.
Coloca um objeto dentro do outro e explora as diferenças de tamanho e formatos .

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Bibliografia:
Trentini, J. Aprendendo a falar: do gugu-dadá ao mamãe me dá. São Paulo: Much Editora, 2018
Zorzi, JL; Hage, SRV. PROC ? Protocolo de Observação Comportamental. São José dos Campos: Pulso, 2004

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