O DESENVOLVIMENTO DE LINGUAGEM: 2 A 3 ANOS

27/11/2020
POR FGA. DANIELA CINQUETTI MARTINS - CRFa 2 - 15965

A partir dos dois anos a Linguagem passa ser usada de forma mais sistemática. A oralidade deve ser usada para descrever e explicitar ações ? descrevendo o que aconteceu na brincadeira e/ou no livro ?piu-piu tomou banho?. A linguagem ainda é telegráfica, ou seja, os cuidadores próximos conseguem compreender a fala da criança e a traduzem para o interlocutor no momento.

Nesse período, a linguagem permite que haja a descrição dos fatos enquanto acontecem: ?ele ta tomando suco?.

Semântica e léxico
O vocabulário é o item mais marcante nessa idade, acontece uma verdadeira explosão e o número de palavras pode chegar a 500, segundo alguns estudos.
Usa o nome de brinquedos, objetos de casa e outros itens de uso cotidiano. Com isso o maior número de palavras que usa são os substantivos. Isso não significa que não use verbos, usam sim com maestria os verbos usuais para representar ações do dia a dia.
Começam a compreender, desde muito cedo alguns adjetivos antônimos (cheio/vazio, quente/frio...)
Compreendem e falam advérbios de lugar e pronomes. ?Meu? será bem ouvido nessa fase!
Em termos de compreensão, começa-se a entender o "Onde?" "Como?" ?Qual??, compreende aproximadamente 900 palavras e entende as preposições ?dentro? e ?em cima?

Sintaxe

Com tanta palavra assim, as frases que eram simples (duas palavras) começam a apresentar maiores elementos (3 a 4 palavras) e assim, com a ajuda de um adulto, a criança começa a ser capaz de contar pequenas histórias.
As frases podem não conter preposições, artigos, artigos e pronomes. A flexão nominal e verbal pode estar desviada: ?esse meu bola?
Já nesse período observa-se orações afirmativas, negativas e interrogativas.
Consegue compreender ordem contendo dois conceitos: ?pega a bola dentro do saco?. A compreensão de ordens vai melhorando até que com 30 meses a criança compreende até 3 conceitos.

Fonologia
Nessa idade, todas as simplificações (trocas) fonológicas são esperadas.
As palavras, que antes eram pedaços articulados, começam a ter mais sílabas o que facilita a compreensão.
Como a fala deve ser o principal meio de comunicação, a medida que a criança fala repetidamente as mesma palavras, ela vai ser tornado mais capaz em articular melhor alguns sons. O uso constante da fala e o amadurecimento fonológico permite que, até os 3 anos, sua articulação seja melhor compreendida por um interlocutor diferente.

Pragmática
A linguagem oral, como já dito, é o principal meio de comunicação e é por ela que as funções comunicativas (pedir, informar, perguntar, interagir) acontecem.
A narrativa inicia-se nessa idade com o auxilio do interlocutor para media e guiar o que aconteceu.
As conversas são mais ricas, quando antes a criança não iniciava uma conversa com, por exemplo: ?Oi, tudo bem??, agora não só inicia como mantem por poucos turnos. Isso claro, como interlocutores conhecidos, temas concretos e que fazem referência ao presente!


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Bibliografia:
Trentini, J. Aprendendo a falar: do gugu-dadá ao mamãe me dá. São Paulo: Much Editora, 2018
Zorzi, JL; Hage, SRV. PROC ? Protocolo de Observação Comportamental. São José dos Campos: Pulso, 2004


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