Como pode mudar tanto? 6 meses se passaram e nem de perto aquele bebê recém-nascido é o mesmo está na sua frente! A vontade de se comunicar e interagir vai ficando cada vez mais evidente! Vamos ver os outros marcos de desenvolvimento de linguagem para o período de 6 a 12 meses?
Linguagem expressiva
O bebê nessa fase consegue participar com mais frequência e interage melhor com seus cuidadores pelo riso, expressão facial, vocalização.
O bebê se comunica com as pessoas ao seu redor utilizando gestos ("tchau" quando alguém for embora, "bater palma" solicitando que alguém cante pra ela).
O Balbucio se torna bastante organizado, com maior variedade fonológica a ponto de entendermos algumas sílabas e no final desse período as primeiras palavras são faladas.
Responde por meio de caretas, sorrisos e choro o que lhe foi dito.
Linguagem receptiva
A compreensão de linguagem permite que a criança responda ao seu próprio nome, compreenda expressões como não e tchau além de seguir ordens faladas simples como, por exemplo, cadê a bola?.
Desenvolvimento sensório-motor
A criança começa a aplicar seus conhecimentos para solucionar novos problemas - como lutar para conseguir alcançar um objeto de desejo fora do alcance ou um objeto atrás do outro.
Consegue buscar o objeto desaparecido, entendendo que ele ainda existe mesmo quando sai do seu campo de visão - como brincar de Cadê o nenê? ACHOU!
Não esqueça de conferir no Instagram os sinais de alerta e dicas para estimular seu bebê a cada fase do desenvolvimento
.Ainda tem duvidas sobre o desenvolvimento do seu filho ou gostaria de agendar uma avaliação?! Entre em contato com a gente, podemos te ajudar!
Bibliografia:
Trentini, J. Aprendendo a falar: do gugu-dadá ao mamãe me dá. São Paulo: Much Editora, 2018
Zorzi, JL; Hage, SRV. PROC Protocolo de Observação Comportamental. São José dos Campos: Pulso, 2004
Você tem dúvidas?
A Fonolegal pode te ajudar. Agende uma avaliação conosco!